Na boa, sou uma porta pra falar de música francesa. Tudo se resume em Yann Tiersen, Mano Chao e Jeronimo, essa última só por que a Carol Ribeiro me mostrou uma música. A Karina começou a me mostrar outros horizontes musicais e minha namorada inventou de me passar uma música do Noir Désir pelo msn, e depois baixou um disco e gravou pra mim. Nem ligo, viu!
Olha só, se você não ouviu ainda essa banda, vá correndo e baixe "Des Visages des Figures". Lançado em 2001, é um puta disco repleto de lindos arranjos misturados com uma barulheira digna de Sonic Youth. Não entendo quase nada das letras, porque não sei nada de francês, então nem vou relevar esse ponto. E faltou falar do Mano Chao, que colaborou também, e também do fim da banda, que matou a namorada no murro (sem comentários, né!). Enfim, o disco é coisa fina, pra ouvir com calma e observando cada detalhe que parece ter sido feito pra quem está ouvindo, criando uma climática única e densa, que me faz parar tudo para ouvir. Resumindo, é muito bom!
Portanto, já sabe. Se quer ouvir um bom roque em francês e não sabe o que procurar, lembre-se: Noir Desir! Mas não vá sair por aí batendo na mulherada senão nós, Robsons, vamos cobrir você na bica!